Substítutos da carne

Soja“Carne” de  Soja

Em cubos, granulada ou em bifes, esta proteína texturizada de soja é considerada um alimento completo.

Vantagens nutricionais

Soja“Carne” de  Soja

Em cubos, granulada ou em bifes, esta proteína texturizada de soja é considerada um alimento completo.

Vantagens nutricionais
Contém todos os aminoácidos essenciais (tal como a carne), é isenta de colesterol e é de fácil digestibilidade. É também rica em vários minerais, vitaminas do complexo B e isoflavonas.

Confecção
Deve ser colocada previamente em água, depois escorrida e temperada (absorve facilmente o sabor dos temperos). Substitui a carne em pratos como jardineira, strogonoff, feijoada, lasanha e  canellonis.

TofuTofu - "queijo de soja"


É feito do leite proveniente dos feijões de soja moídos, aos quais é adicionado um coagulante. A coalhada é depois solidificada e prensada, dando origem ao tofu.

Vantagens nutricionais
Além de ser rico em proteínas, contendo os 8 aminoácidos essenciais, é também rico em cálcio e fósforo.

Confecção
O seu sabor suave pode ser acentuado recorrendo a uma infinidade de ervas aromáticas, ao molho de soja, ao azeite, mel, etc... Pode ser confeccionado de várias formas: cozido a vapor, marinado, salteado, cortado e adicionado em saladas (em cru), frito, grelhado, estufado juntamente com legumes.

TempehTempeh - "caviar dos vegetarianos"


É feito a partir do feijão de soja ao qual se adiciona um bolor para provocar a fermentação do preparado.

Vantagens nutricionais
constitui uma fonte de proteínas (igualando-se à carne vermelha) e vitaminas do complexo B. Não tem gorduras saturadas, é inteiramente isento de colesterol e é baixo em calorias.

Confecção
Apresenta um sabor peculiar, lembrando o sabor de aves ou peixe, e uma textura elástica. Utiliza-se em receitas tradicionais e pode ser grelhado, frito ou estufado com vegetais.

SeitanSeitan - "carne vegetal"


É feito a partir do trigo, concentrando a parte proteica do cereal. Obtém-se fervendo, em lume brando, a massa de trigo num caldo de água, gengibre, alga kombu e molho de soja.

Vantagens nutricionais
Tem elevado valor proteico, é pobre em gordura e hidratos de carbono e é isento de colesterol.

Confecção
Fatiado, grelhado, panado ou estufado, substitui a carne em qualquer prato. Pode ser incorporado em recheios para confecção de empadas, croquetes, hambúrgueres, salsichas, etc.


Dietista Silvana Garção